Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2008

A morte absoluta

Imagem
Morrer. Morrer de corpo e de alma. Completamente. Morrer sem deixar o triste despojo da carne, A exangue máscara de cera, Cercada de flores, Que apodrecerão - felizes! - num dia, Banhada de lágrimas Nascidas menos da saudade do que do espanto da morte. Morrer sem deixar porventura uma alma errante... A caminho do céu? Mas que céu pode satisfazer teu sonho de céu? Morrer sem deixar um sulco, um risco, uma sombra, A lembrança de uma sombra Em nenhum coração, em nenhum pensamento, Em nenhuma epiderme. Morrer tão completamente Que um dia ao lerem o teu nome num papel Perguntem: "Quem foi?... "Morrer mais completamente ainda, - Sem deixar sequer esse nome. (Manuel Bandeira)

Tão Cedo

Imagem
Tão cedo tudo quanto passa! Morre tão jovem ante os deuses quanto Morre! Tudo é tão pouco! Nada se sabe, tudo se imagina. Circunda-te de rosas, ama, bebe E cala. O mais é nada. (Ricardo Reis)

Alcoólicas

Imagem
... Também são cruas e duras as palavras e as caras Antes de nos sentarmos à mesa, tu e eu, Vida Diante do coruscante ouro da bebida. Aos poucos Vão se fazendo remansos, lentilhas d'água, diamantes Sobre os insultos do passado e do agora. Aos poucos Somos duas senhoras, encharcadas de riso, rosadas De um amora, um que entrevi no teu hálito, amigo Quando me permitiste o paraíso. O sinistro das horas Vai se fazendo tempo de conquista. Langor e sofrimento Vão se fazendo olvido. Depois deitadas, a morte É um rei que nos visita e nos cobre de mirra. Sussurras: ah, a vida é líquida. ... (Hilda Hilst) Fonte: ( http://www.amulhernaliteratura.ufsc.br/catalogo/hilda_textos.html )

NO FUNDO TUDO É PRO FUNDO...

Imagem
Não tem fim uma noite dessas... ÀS VEZES A GENTE ACHA QUE TUDO SE RESOLVEU, MAS É SÓ UM ADIANTO... Nem preciso dizer mais nada À uma hora dessas é hora de todo mundo dormir... que faço eu cochilando não sei.. nem precisam me responder as coisas são coisas já dizia Arnaldo Antunes... não costumo recitar versos por não ter boa memória e vivo vagando no fundo do nada. E esse nada é um monte de história que vira página e nunca termina... nunca tem fim se tudo é assim nem sei o que estou esperando nem sei o que estou querendo nem sei a última frase... por isso desencano às vezes... Para poder respirar... Para poder viver uma vida normal... Como todos que vejo passeando todos os dias pelo calçadão da praia... Se não consigo... É porque tropeço... e cometo exageros e espero que no outro dia tudo fique bem... Mania idiota de quem já tem mania de depressão... manias pegam e não largam mais... Meu cinzeiro vive cheio e esvazio continuamente... Fico feliz pela blusa que me dispensa o sutiã... mui

O MUNDO VIVE...

Imagem
Respirando alto... Grita bem alto... como tivesse tentando ouvir ... Mas não deve nada a ninguém... por isso mundo é mundo... Porque muda a todo o momento, e se recolhe de repente... Não põe pingos nos is... não joga conversa fora... Deitado na cama... bebendo numa mesa de bar... Mundo é mundo... e não deve nada a ninguém.... (Célia Demézio)