AO FUSCA COM CARINHO...


Há uma professora que trago na memória, e era de Inglês e Português. Ela fazia questão de pouco sorrir, mostrava-se totalmente impecável em suas vestimentas e seu carro, um fusca bege, parecia sempre brilhar. Ninguém ousava conversar em sua aula, sob pena de levar o maior sermão de sua vida, na frente de todos os colegas de classe. Ela transmitia ser uma pessoa extremamente culta, que nunca cometia erros em sala de aula, e ninguém era louco de apontar um. Sem chance...
Eu mesmo sofri duros golpes com ela, pois no antigo ginásio, não fui das alunas mais exemplares, e com duas repetências, era muitas vezes, o seu alvo. Alunas como eu, para essa professora, era o verdadeiro exemplo de fracasso. Nunca ousei responder a suas grosserias, mas no fundo de minha mente perversa de adolescente, imaginava riscando seu belo fusca bege. Outros, na surdina, tiveram coragem, deixando a mestre totalmente enfurecida, a ponto de cuspir fogo em todos os alunos. Parecia o dia do juízo final. Mas, eu nunca tive coragem para tal ato, e calada, fechava o caderno e voltava para casa.
Hoje, essa antiga professora deve ter se aposentado, ou talvez, morrido...
Mas, imagino um dia, atravessando a rua, que um fusca bege pare, para que eu possa atravessar a faixa de segurança em paz.

(Célia Demézio)

Comentários

  1. Gosto dos teus escritos, Célia - expressam o brilho de um cotidiano desapercebido pela maioria... êxtase!...

    beijo procê desta maluka de paz e muuuuuuuuuuuitas canções

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Anacrónicamente muy excitante

CONTANDO AS HORAS

BOCEJOS...